sábado, 15 de novembro de 2014

Carne à Setubalense

15 de Novembro

A falta de ideias, levou-nos a procurar receitas pela internet para este jantar.
A Anabela começou a nomear pratos, conforme os ia encontrando, até que disse: "Carne à Setubalense". Como ninguém ainda tinha ouvido falar nisto eu disse, deitado no sofá: "Vê lá essa". "Carne de porco, batatas fritas aos cubos, camarão...". "É isso mesmo", interrompi. E foi.

Ingredientes:

1.2 kg de Rojões de porco
0.4 kg de camarão congelado do mais barato
Batatas para fritar
Pimento Vermelho e Verde
Alho
2 Cebolas médias
Massa de Pimentão
Piri-piri
Vinho branco e tinto

Preparação:
Comecei por arranjar a carne, limpei tudo o que era gorduras e peles e fiz pequenos rojões, cortando cada um em quatro. Foram para dentro de uma tigela, para lhes fazer companhia, juntei um copo de vinho tinto, três dentes de alho bem picados e uma colher de sobremesa de massa de pimentão e uma boa pitada de tomilho seco. Mexi tudo e deixei que os sabores namorassem por umas horas. Normalmente teria juntado umas folhas de louro, mas desta vez não o fiz porque queria que o sabor fosse diferente - não, não me esqueci do sal, estamos a tentar reduzi-lo ao máximo.

Preparei as batatas, cortando-as aos cubos mais ou menos do tamanho dos bocados de carne.
Descasquei os camarões com a preciosa ajuda do Zé, mas o camarão pode ser comprado já em miolo, o que não aconselho, porque se perde muito do sabor.

Confeção:
Primeiro fritei as batatas, poucas de cada vez para não arrefecer demasiado o óleo, não sem antes ter usado o centrifugador manual para retirar a maior quantidade de água que consegui, e depois ainda enxuguei num pano de cozinha, porque o óleo não gosta nada de água. Mais uma vez o Zé esteve à altura desta tarefa.
Com as batatas lourinhas, reservei e parti para a carne.
No tacho meti, um pouco de azeite, duas colheres de sopa de manteiga, uma colher de sopa de massa de pimentão, um pouco de piri-piri e a cebola cortada em meias-luas. Mexendo bem, deixei a cebola a refogar um bocado, temperei com um pouco de sal e pimenta e meti meio pimento de cada cor, cortado em tiras finas.
Escorri a carne o melhor possível e juntei-a à cebola no tacho, mexi com frequência para que fritasse um pouco. Quando começou a ganhar aquela corzinha dourada, provei e corrigi o sal e meti o líquido da vinha d'alhos para acalmar os ânimos dentro do tacho. Assim que a vinha d'alhos se gastou levou um copo de vinho branco e um pouco de água, para fazer um molho apetitoso, envolvi tudo e logo a seguir entraram os camarões.
Quando os camarões começaram a ficar vermelhos, mais ou menos um minuto depois do tacho ter recomeçado a ferver, meti as batatas fritas. Mexi com cuidado, esperei mais um minuto e apaguei o lume. A carne à Setubalense ficou pronta.

Na mesa:
Piquei um bocado de pickles variados para colocar por cima da carne em cada prato e levei o tacho à mesa, conforme saiu do lume, para que cada um se servisse.
Acompanhámos com o habitual pão caseiro e toda a gente adorou.



Desta vez tentei fazer de forma ligeiramente diferente, para evitar a monotonia e parece que resultou.
...já tenho uma ideia para o próximo. Vamos a ver se consigo concretizá-la.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer correção, sugestão ou senão, são bem vindos!