sábado, 22 de novembro de 2014

Lombo de Porco com Abacaxi ao molho de ameixa

22 de Novembro

Desta vez fiz um lombo de porco, inspirado nesta receita da Filipa Gomes. Não usei as especiarias que ela indica, mas aproveitei a ideia do ananás, embora tenha usado abacaxi.
Acompanhei com batatinhas assadas.

Fui ao talho do costume e comprei 1.2 kg de lombo de porco. Como o sr. Jorge já sabe, a carne vinha limpa de gorduras e peles e muito bem cortada.
Numa tigela onde cabia à conta o lombo, deitei quase meia garrafa de vinho branco, três dentes de alho esmagados e três folhas de louro. Com um espeto, furei repetidamente o lombo em todos os sentidos, para que a marinada conseguisse entrar e depois passei a carne neste molho. Tirei-a da tigela e esfreguei-a com um pouco de sal e massa de pimentão toda à volta em cima da tábua, depois foi para o "banho" outra vez. Tapei com um pano de cozinha e meti o "timer" para uma hora, quando tocou virei a carne e meti mais uma hora.

As batatinhas foram lavadas até à exaustão e colocadas a cozer com pele e uma boa quantidade de sal (ao contrário do que é habitual, aqui temos mesmo que exagerar no sal). Entretanto o "timer" disparou e o lombo saltou para o forno. deitei a marinada no tabuleiro, fiz cinco golpes na carne, até mais ou menos dois terços da altura e coloquei em cada um, meia fatia de abacaxi com cerca de meio centímetro de espessura - não queremos fatias muito grossas aqui. Reguei o lombo com um fio de azeite e um cálice de vinho do porto e foi para o forno a 140 graus. O "timer" ficou a contar meias-horas.

Voltando às batatinhas, 10/15 minutos a ferver chegam, dependendo do lume que se está a usar, mas não queremos que fiquem muito cozidas. Quando ficaram prontas, livrei-me da água do tacho e deixei a arrefecer, porque foi preciso tirar a pele a cada uma delas e se estiverem quentes, não vai dar.

Fui descansar, a pensar no que ficaria bem neste prato e que o tornasse diferente. A ideia surgiu: "Molho de Ameixa".

Coloquei numa tigela pequena, mais ou menos 250g de ameixas secas e deixei-as de molho em água a ferver por meia-hora.

Numa frigideira, meti uma colher de sopa de margarina e outra de manteiga, em lume brando.
Piquei um dente de alho e deixei que se misturasse bem com a gordura, sempre em lume brando.
Tirei os caroços às ameixas, e meti-as na frigideira, tendo cuidado de escorrer cada uma, para não introduzir muita água. Subi o lume fui mexendo, desfazendo o melhor possível cada ameixa.
Quando achei que estava tudo suficientemente ligado, despejei a frigideira para dentro do copo da varinha mágica e passei o molho, deitando aos poucos o resto da água onde estiveram as ameixas. No meu caso, ainda tive que deitar mais água para ficar com a consistência desejada que deve ser um pouco mais líquida do que pretendemos obter no final. Quando tudo estiver bem passado, volta para a frigideira, leva uma pitada de sal, uma de pimenta e outra de noz moscada, e vamos reduzir um pouco até atingir a espessura que desejamos, vamos provando e corrigir o sal e reservamos para usar no empratamento.

Entretanto, as batatas arrefeceram, tirei-lhes a pele - é um trabalho fácil, mas chato - e foram para dentro de um tabuleiro, à espera do molho que se produziu na carne.

Lembram-se do "timer" da carne? cada vez que apitou reguei o lombo com o molho e medi a temperatura interior com um termómetro de cozinha, quando chegou perto dos 70º, contei mais meia-hora e ficou pronto!
Tirei o lombo do tabuleiro, deixei-o a repousar e meti lá dentro as batatas, tendo o cuidado de as banhar totalmente no molho, subi o forno para 200º e foram lá para dentro por 20 minutos.
Este foi o tempo suficiente para que o lombo arrefecesse um pouco para ser cortado em fatias o mais fino possível.

Chegou a altura de empratar e para isso uma imagem é o melhor!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer correção, sugestão ou senão, são bem vindos!