sábado, 13 de dezembro de 2014

Caril Tailandês de Tamboril

13 de Dezembro

Esta receita foi ideia da Anabela, porque lhe estava a apetecer peixe. Sábado de manhã comprou todos os ingrediente necessários (incluindo ervas aromáticas que eu nunca tinha ouvido falar) e disse "Está aqui tudo o que precisas". E eu fiz.

Ao contrário do que muita gente pensa, um caril não leva "caril" daquele em frasquinhos. Na página do "Coentro do Vietname" (link abaixo), está a receita que deu origem a esta uma explicação.

Ingredientes:
2 lombos de tamboril congelado
1 Cebola grande, bem picada
3 dentes de alho (4 se forem pequenos)
1 lata de leite de coco
1 lata de tomate pelado (pode ser já cortado em brunesa ou então cortamos nós)
Erva príncipe (nós temos um vaso dela)
Mangericão
2 malaguetas (se não gostam de picante, só uma)
Pimento
Coentro ou hortelã do Vietname
2 folhas de louro
1 limão
1 lima
sal
pimenta
colher de sobremesa de óleo de palma

Preparação:
Muito raramente sigo à risca as receitas que vou experimentando, como já tenho alguma prática, consigo prever o resultado de adicionar isto ou substituir aquilo. Nesta receita alterei o seguinte:

Pareceu-me estranho misturar todos os ingredientes e deixar reduzir, portanto o que fiz foi meter o óleo de palma e a cebola e deixar cozinhar um bocado em lume baixo.
Depois segui a receita, mas adicionei o pimento vermelho cortado em juliana fininha, deixando três ou quatro fatias mais grossas, para decorar.
Por fim, antes de levar os ingredientes ao lume, cortei os lombos de tamboril em cubos e deixei-os a marinar em sumo de lima e de limão, com um dente de alho bem picado uma pitada de sal e outra de pimenta.
Quando chegou a altura de deitar os sumos para o tacho, esta marinada também foi lá para dentro.
Quanto à erva príncipe, que é bastante dura, atei-a num molhinho que retirei do tacho quando fui servir, o sabor estava lá, mas a erva não.

Para acompanhar fiz um arroz de gengibre, delicioso. É um arroz carolino, branco, normal, que leva 2 cm de gengibre muito bem picado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer correção, sugestão ou senão, são bem vindos!