sábado, 23 de maio de 2015

Espetadas (repetido)

23 Maio

Sábado de espetadas!
Como habitualmente acontece, fomos ao mercado de manhã, desta vez com a intenção bem formada de fazer espetadas. No talho, ao pedir a carne para as ditas, aprendi mais uma palavra de talhante que corresponde a uma parte do porco - cabeça de lombo.
Fui pesquisar e descobri que "Cabeça de Lombo" em Portugal equivale a "Patinho" ou "Copa" no Brasil, mas o que de facto importa é que se trata de uma carne tenra e deliciosa.
Aproveitei a passagem pelo talho e fiz-me dono de um chouriço de sangue e de um bom bocado de bacon, desta vez não usei chouriço corrente.
Nos vegetais, fui buscar dois pimentos, um verde e outro vermelho e uma belas batatas doce nacionais.

Já em casa, preparei uma poderosa vinha d'alhos. cortei a carne um bocados adequados, reguei-a com vinho tinto e envolvi bem, de seguida piquei três dentes de alho e misturei-os com a carne, temperei com um bocadinho de sal e bastante pimenta. No fim adicionei uma colherzinha de massa de piri-piri e uma boa dose de ervas aromáticas, uma picadas outras nem tanto. Dei mais umas voltas à carne para garantir que ficava tudo bem distribuído. Ficou assim, a marinar, desde o meio-dia até às seis da tarde - durante este tempo mexi-a duas ou três vezes.

A Anabela que é a dona do "lume" (em inglês soa muito melhor: Fire Master),  enquanto ordenava às chamas para transformarem o carvão em brasas, eu comecei a preparar e a montar as espetadas.
O pimento foi cortado em bocados generosos, o mesmo com a cebola (tem que se escolher umas cebolas bem firmes, senão desmancham-se a espetar), o bacon e o chouriço de sangue, também foram cortados e ficou tudo preparado à espera, na linha de montagem. Não mencionei, mas está óbvio nas fotos, que as espetadas são em pauzinhos de loureiro que eu reciclo e reutilizo.
Sem mais palavras, segue o "Making of":

Passo 1


Passo 2
Passo 3

Depois de tudo montado, passou para o departamento da Anabela e foram assar na brasa.
Com um bocadinho do resto da marinada, misturado com azeite untámos as espetadas, enquanto assavam.

E saíram assim:
Prontas
 
No prato

Como se vê, acompanhei com batata doce, às rodelas, assada no forno, bem temperada com ervas aromáticas.

Graças à "Cabeça de lombo", estas espetadas ficaram absolutamente deliciosas!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer correção, sugestão ou senão, são bem vindos!