sábado, 27 de junho de 2015

Bife Pimenta

27 de Junho

Em Quarteira, vieram para jantar o primo Manuel José e a Ana Cláudia.
Fizémos uns brutais bifes pimenta. Embora a carne não fosse da melhor, estavam realmente bons.
Acompanhámos com puré de batata e para as entradas: cogumelos, cenoura à algarvia e queijos.

Para fazer o bife pimenta:
Deita-se um fiozinho de azeite na frigideira e sela-se individualmente cada bife, cerca de um minuto cada lado. Só nesta altura é que leva o sal e a pimenta (no caso como iam ser bifes pimenta, carreguei um bocado), depois fica mais um bocadinho de cada lado e reservam-se.

O que fica na frigideira, é a base para o molho, aumenta-se com margarina ou manteiga (para seis bifes, usei cerca de quatro colheres de sopa - queremos um molho abundante!) e deitam-se dois dentes de alho laminados. O alho não gosta de muito calor, portanto assim que toda a manteiga fica derretida (convém ir mexendo sempre) passamos à fase seguinte - pimenta.
Previamente moí grosseiramente grãos de pimenta branca e preta. Como não tinha um almofariz, improvisei: meti a pimenta numa tigela e com um copo de vidro esmaguei os grãos, deixando alguns inteiros.
Esta pimenta foi dar sabor à manteiga durante dois minutos e a seguir entrou o Vinho do Porto. Um generoso cálice foi arrefecer a manteiga e queimar a pimenta, já que o Zé teve mais uma oportunidade de flamejar, para delícia dos convidados que invariavelmente soltam um "ohhh!" enquanto as chamas se elevam da frigideira.

Assim que as chamas se foram, juntei os sucos que a carne perdeu enquanto descansava e voltei com os bifes para a frigideira, tendo o cuidado de os cozinhar no ponto certo para cada pessoa.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer correção, sugestão ou senão, são bem vindos!